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EEFM Aracy Magalhães Martins

 

HISTÓRICO DA ESCOLA ENSINO MÉDIO ARACY MAGALHÃES MARTINS

 

 

A Escola de Ensino Médio Aracy Magalhães Martins recebeu este nome por motivo de uma homenagem feita a poetisa Aracy Magalhães Martins. As pessoas interessadas na fundação da escola queriam homenageá-la, escolhendo o seu nome para ser o mesmo da escola.

A referida escola foi fundada com o principal objetivo de atender uma grande necessidade do povo quiteriense, na busca da formação cultural e intelectual para a construção dos valores sociais, dando-lhe uma vida digna, construindo a matriz da cultura, através da instituição escolar e abrindo novos horizontes para a formação de sua cidadania.

A partir de 1991, após muitos anos de luta, foi concretizado este grande sonho. A mesma possui uma estrutura ampla e bem dividida, considerada um grande patrimônio cultural. Atualmente é uma das mais bonitas escolas desta cidade. A contribuição cultural e intelectual desenvolvida nesta escola se encontra espalhada por pelos pais, professores, funcionários, seus ex-alunos, filhos ilustres desta terra.

A tarefa desta escola, nos dias atuais, vem crescendo e oferecendo uma perspectiva de vida melhor na transformação social e cultural desta comunidade.

Podemos considerar o trabalho incansável e gigantesco de todos que fazem esta escola, em prol de uma educação que tem suas referências ao longo dos anos. Atualmente, esta escola completará 21 anos, no dia 24 de março, realizando um trabalho de suma importância na construção de uma sociedade mais consciente, possibilitando o desenvolvimento de suas capacidades física, social, econômica e intelectual, portanto, sendo sujeito de uma nova história.

Neste sentido, a escola atende a modalidade do Ensino Médio. Contamos atualmente com um total de 1007 alunos, distribuídos os três turnos, funcionando na sede e na zona rural. O corpo docente é formado por 23 professores efetivos e 40 professores do contrato temporário, todos especializados e com nível superior, os funcionários corresponde um total de 04 e a parte administrativa é composta por três diretores: diretor, três coordenadores escolar.

A escola está localizada na Rua Raimundo Mesquita Sobrinho, 251. É um prédio de estrutura moderna, pois somente começou a funcionar a partir de 2005. Antes a escola funcionava em prédios alugados. Sua estrutura física é composta das seguintes dependências: 07 salas de aula bem equipadas com carteiras, armários, televisores, 01 secretaria, 01 diretoria, 01 sala de multimeios, 01 sala pedagógica, 01 quadra de esportes, banheiros masculino e feminino, 01 sala de professores, 03 laboratórios de informática com 75 computadores funcionando normalmente e uma área de proteção onde os alunos usam para recreação. Entretanto, sente-se a necessidade da construção de um auditório para a realização de eventos escolares.

Toda a escola que tem como centro de processo educativo o aluno, deverá ter uma preocupação com a sua clientela e oportunizar as condições e os meios para atingir a sua finalidade que é a educação de qualidade. A escola Aracy Martins tem essa missão.

Portanto, conta-se com um projeto pedagógico que se torna um grande aliado, norteador do processo educativo a ser desenvolvido, tendo como meta primordial à qualidade do ensino que queremos concretizar em nossa escola, estabelecendo metas, identificando os obstáculos e os recursos que precisaremos dispor para superar dificuldades, tendo em vista garantir não somente vagas para todos que nos procuram, mas, também, proporcionar condições favoráveis a um bom desenvolvimento físico, mental e intelectual, assumindo como desafio a redução da repetência e evasão.

Todo o trabalho realizado na escola está pautado na Lei de Diretrizes e Bases que regem o Ensino Brasileiro. Os princípios da contextualização, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade fazem parte da ação pedagógica dos professores que nela atuam.

O forte dos professores desta escola tem sido a utilização dos Parâmetros Curriculares Nacionais, pois os mesmos têm favorecido e subsidiado as aulas dos educadores da escola, ou seja, os professores hoje trabalham com novas metodologias e novos sistema de aprendizagem.

Outro ponto de destaque é que a escola é a única do município que desenvolve o projeto do Ensino Médio Rural, ou seja, a escola possui 27 salas localizadas em 08 localidades de Santa Quitéria. Esse projeto tem o intuito de servir a esta população, que sobrevive numa economia informal, onde reina a falta de condições básicas para se viver. Outro objetivo que se pode ressaltar é o de evitar o deslocamento diário dos alunos, devido às dificuldades de acesso à rede, o que muitas vezes, leva o aluno a evadir-se. Esse projeto tem proporcionado o desenvolvimento da cultura local, ao mesmo tempo em que prepara o educando para o exercício da cidadania, oferecendo-lhe ferramentas para viver e interagir na diversidade surgida ao longo de sua existência, através da contextualização do ensino.

Outros projetos complementares à aprendizagem dos alunos têm sido desenvolvidos na escola. São trabalhados nas mais diversas áreas do conhecimento. Esses projetos têm facilitado a prática pedagógica dos professores, como também, a aprendizagem dos alunos, principalmente.

É abordada no capítulo seguinte uma análise dos resultados do estágio que serviu de base para a elaboração deste trabalho.

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