Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

EEFM Julia Catunda

 

HISTÓRICO DA ESCOLA




A escola Júlia Catunda recebeu este nome por motivo de uma homenagem feita ao governador Meneses Pimentel. O povo queria homenageá-lo. Escolhendo o seu nome para ser o titular da escola. O mesmo transferiu esta homenagem à sua primeira professora Júlia Catunda.

Esta referida escola foi fundada com o principal objetivo de atender uma grande necessidade do povo quiteriense, na busca da formação cultural e intelectual para a construção dos valores sociais, dando-lhe uma vida digna, construindo a matriz da cultura, através da instituição escolar abrindo novos horizontes para a formação de sua cidadania.

A partir de 1944, após muitos anos de luta, foi concretizado este grande sonho. Por decisão do então governador Meneses Pimentel, foi autorizada a construção desta escola. A mesma possui uma estrutura ampla e bem dividida, considerada um grande patrimônio cultural. Atualmente é uma das mais bonitas escolas desta cidade. A contribuição cultural e intelectual desenvolvida nesta escola encontra-se espalhada por todo país, representada pelos ex-alunos, filhos ilustres desta terra.

Antes as escolas existentes funcionavam em casas residenciais, por não terem prédios próprios. Após a construção desta escola, as demais passaram a funcionar nesta escola,

Que iniciou primeiramente com o nome do grupo escolar Júlia Catunda, funcionando somente as séries iniciais. Passando assim muitos anos com o título de principal escola desta cidade.

Com o decorrer dos anos foi ampliado o corpo docente e discente, como também o número de funcionários.

A tarefa desta escola, nos dias atuais, vem crescendo e oferecendo uma perspectiva de vida melhor na transformação social e cultural desta comunidade.

Podemos considerar o trabalho incansável e gigantesco de todos que fazem esta escola, em prol de uma educação que tem suas referências ao longo dos anos. Atualmente completou 65 anos, realizando um trabalho de suma importância na construção de uma sociedade mais consciente, possibilitando o desenvolvimento de suas capacidades físicas, sociais, econômicas e intelectuais, formando cidadãos atuantes e sujeitos da História.

Atualmente, a escola Júlia Catunda tem 734 alunos,tipo B, os níveis e modalidades ofertados são Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo dez turmas no ensino fundamental e 13 no ensino médio. O corpo docente é formado por 30 professores efetivos e seis temporários.

A escola Júlia Catunda tem um grande diferencial, o desejo que seus alunos têm de estar dentro dela, o protagonismo juvenil, alunos que atuam, criam, ,fazem dela uma escola destaque.

O IDEB da Escola Júlia Catunda é 3,9 estando acima da média estadual que é 3,5 e da média nacional que é 3,8, precisamos melhorar mais ainda, pois sabemos que a meta do governo federal é chegar ao Ideb 6,0 em 2022 ano do Bicentenário da Independência do Brasil , a escola tem tido nos últimos anos um bom número de alunos que são aprovados no Enem e em vestibulares e seleções. Precisamos melhorar o desempenho dos alunos do ensino médio no spaece e na avaliações de larga escala.

Temos professores comprometidos e alunos que amam a escola, isto é um forte ponto de partida para alcançarmos nossas metas.

A escola Júlia Catunda tem sido destaque nas olimpíadas municipais em seleções de projetos como Escola de fábrica, EMATERCE, INSS, BANCO DO BRASIL E BRADESCO;

Temos vários parceiros que nos ajudam nos eventos, comércios locais e fábricas de costuras( grifes de moda) que é o forte da região.

Temos vários projetos, porém gostaríamos de destacar os projetos na área do empreendedorismo, “Empreender, para vencer ”, projeto Roda de leitura “A conquista do espaço literário” de incentivo ao hábito da leitura, projeto da Teoria á prática do laboratório de Ciências, projeto “Educa mídias do LEI ( laboratório Educativo de Informática), trandançando; trabalhando os temas tranversais através da dança, Projeto Da casa grande á senzala ( culminância dia da consciência negra), projeto parceiros do meio ambiente. ( conscientização a preservação do meio ambiente).

A Escola Júlia Catunda consolida o lema: Júlia Catunda “A pioneira na educação Quiteriense” e como diretora, sinto-me feliz em participar da construção da História desta escola.


Diretora

 

Calendário

Novembro 2018
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

CREDE 07 - Canindé - Rua Tabelião Facundo nº 236 Bairro: Centro Municipio: Canindé-CE
Fone: (85) 3343-6815 / 3343-6824 - Mapa de Localização

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados